INFORME-SE
Algumas dicas para você aproveitar Cambará do Sul em dias de chuva!
A cidade de Cambará do Sul é famosa pelos seus grandes Canyons (Itaimbezinho e Fortaleza). Por ser um destino de turismo de aventura, a maioria dos passeios oferecidos na região são ao ar livre. Quando o tempo não colabora, vem o questionamento "O que fazer em dias de chuva?".
Selecionamos algumas dicas de passeios culturais e gastronômicos para você conhecer um pouco mais sobre esse município de Cambará do sul!
Indicamos a Agência Guia Aparados da Serra para receber estas dicas.
1 - Sabores da Querência
Estamos Localizados em uma fazenda onde cultivamos pequenas frutas, como mirtilos, framboesas, amoras, physalis..... que são transformadas nas mais deliciosas geleias. Geleias essas que são produzidas de forma bastante artesanal, sem adição de conservantes, estabilizantes e corantes e aromatizantes artificiais. O manejo de toda propriedade se dá de forma orgânica, onde a criação de ovelhas, gansos e cavalos nos ajudam na produção do adubo para alimentar a plantação. sejam muito bem-vindos para um deliciosa degustação!!
2 - Galpão Costaneira
Comida caseira e muito saborosa! Pratos típicos e bem preparados, todos bem frescos e quentinhos. O lugar é rústico e muito acolhedor. O atendimento é simpático e atencioso. Nas mesas há tampos de vidro, onde há inúmeros bilhetes deixados por clientes. Um charme!
3 - Cachoeira do Tio França
A cachoeira do Tio França fica a poucos quilómetros do centro da cidade de Cambará do Sul. Chegando na propriedade (é necessário pagar uma taxa de visitação de R$ 20).
Partindo para a trilha fomos acompanhados pelo Rolo e pelo Nick, dois cachorros muito parceiros da raça Border Collie que geralmente estão pela fazenda e acompanham os turistas do início ao fim da trilha.
A trilha é bem leve de ser feita, tem uns 30 minutos de duração, é toda demarcada e sinalizada com pedras brancas ao longo do caminho, tem até uma escada pra passar por cima da cerca. Na cachoeira a vista é incrível, só tem que tomar cuidado se for entrar na água pois a profundidade deve passar facilmente dos 3 metros, e se não tiver experiência é melhor não arriscar.
4 - Museu Irmã Tarcila
O Museu Irmã Tarcila Afonso foi criado no dia 3 de dezembro de 2001 pela Prefeitura de Cambará do Sul com o propósito de resgatar e preservar a história da comunidade. Possui um acervo com mais de 400 peças, que foram doadas pelos moradores.
5 - Artesanato Coisas da Serra
Este local vende todo o tipo de artesanato local, produtos serranos, souvenirs de Cambará do Sul.
Tem tapetes e pelegos, roupas de frio, vinhos, queijos, salame, mel e chocolate.